O câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, por acontecer com uma frequência significativamente maior em homens com 50 anos de idade ou mais.
O tipo mais comum de câncer no rim, ou câncer renal, é o Carcinoma de células renais (CCR). Acomete com mais frequência homens da faixa etária de 70 a 80 anos, com histórico de CCR na família.
O médico urologista é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento de problemas no trato urinário de ambos os sexos e também do sistema reprodutor masculino.
A hiperplasia prostática benigna (HPB) é o aumento benigno da próstata. Ela torna-se mais comum à medida que os homens envelhecem. O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico, dentre eles, a Eletrovaporização da próstata (Greenlight).
A disfunção erétil é a incapacidade de atingir e manter uma ereção que permita a realização da atividade sexual de forma satisfatória e prazerosa. A doença pode se apresentar em vários graus, de mais moderados a mais graves e, apesar de possuir um caráter benigno, está ligada a impactos psicológicos significativos na vida do homem.
Dados revelam que até 15% dos casais apresentam algum tipo de dificuldade relacionada à gravidez. Dessa forma, o problema acaba por se tornar uma queixa recorrente nos consultórios médicos.
A saúde das mulheres também possui outros aspectos que são inexplorados no nosso cotidiano, um desses aspectos é a saúde urológica feminina, muitas vezes ignorada pela falta de conhecimento da população a respeito do assunto.
Cirurgia robótica é o nome dado aos procedimentos nos quais o cirurgião controla um instrumento computadorizado munido de braços mecânicos. Esse instrumento, conhecido como robô, é um tipo de computador que auxilia na realização de determinados procedimentos cirúrgicos.
Muito se ouve falar sobre ferramentas e técnicas empregadas na rotina do médico urologista que visam conferir aos pacientes o melhor tratamento disponível. Uma delas é o estudo urodinâmico, que compreende um conjunto de exames que procuram avaliar e caracterizar disfunções no trato urinário.
O final de ano está chegando e com ele vem o verão, época de férias, calor e praia! Antes de curtir o calorão, é preciso tomar alguns cuidados para que nenhum problema interrompa sua diversão, pois infecções urológicas são muito comuns nessa época.