É a subespecialidade que tratamos os diversos tumores/cânceres urológicos.
Acomete diversos órgãos, dentre eles a próstata, rins, ureteres, bexiga, testículos, glândula adrenal (supra-renal), pênis e a uretra.
O câncer de próstata é o tumor malignos mais frequente nos homens, podendo acometer 1 em cada 6 homens ao longo da vida. Os principais fatores de risco são: idade / raça negra / história familiar de câncer de próstata. O exame de rastreio (exame de toque retal + exame de sangue - PSA) deve ser realizado anualmente a partir dos 50 anos no pacientes sem fatores de risco e com 45 anos naqueles que possuem algum dos fatores descritos anteriormente. Quando diagnosticado precocemente, não apresentará nenhum sintoma e a chance de cura é próxima de 95%.
Os Tumores de rins e bexiga podem acometer tanto homens quanto mulheres e estão muito relacionados ao tabagismo.
A maioria dos tumores urológicos tem altas taxas de cura, desde que diagnosticados precocemente. Sendo assim, precisamos ficar atentos à alguns sinais e sintomas como sangue na urina, dores lombares, aumento do volume testicular, lesões crônicas no pênis, dificuldade para urina, massa abdominal palpável, dentre outros.